A Fórmula SAE (FSAE), maior competição de estudantes de engenharia no mundo, SAE_Internationalfoi criada pela Society of Automotive Engineers (SAE) em 1980, nos Estados Unidos. Ela consiste em projetar e construir um veículo protótipo do tipo fórmula, monoposto e openwheels, conforme padrões e normas de segurança definidas no regulamento da competição.

Em 2004, a FSAE foi instaurada no Brasil e envolve atualmente mais de 50 equipes universitárias, incluindo equipes de outros países. As duas melhores colocadas são convidadas a participar da competição mundial, que envolve equipes de diversos países.

Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas. Na edição 2014, a competição ocorreu no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba (SP), no mês de outubro.

Em 2017, acontecerá a sua décima quarta edição, na qual a equipe Fórmula Route UFSCar estará presente com seu mais novo protótipo, o FR17T.


Prova

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Durante a competição, as diversas equipes são avaliadas em provas estáticas e dinâmicas. Cada prova possui seu peso, e no total, somam 1000 pontos.

Estáticas

Segurança – A prova de segurança, constitui a inspeção do protótipo e do piloto, verificando se eles estão aptos a participarem da competição – 0 pontos

Apresentação – O projeto do protótipo é apresentado e avaliado em relação à capacidade de desenvolver e entregar um projeto de negócios viável, dentro do esperado pela SAE – 75 pontos

Design – Avaliação do esforço de engenharia colocado no projeto, e como tais processos ou inovações podem ser úteis no mercado – 150 pontos

Custos – São avaliados os gastos com o projeto e sua manufatura, e a capacidade da equipe de estimar seus custos totais. Engloba também um desafio de um cenário “Real Case” – 100 pontos

Dinâmicas

Aceleração – Em uma reta de 75m, o carro deve sair da imobilidade e atravessar a linha final no menor tempo possível – 75 pontos

Skidpad – O Skidpad avalia a aceleração lateral do Fórmula, através dos tempos de volta no circuito com formato de um 8 – 50 pontos

Autocross – Trata-se de uma volta na pista com curvas, saindo da imobilidade de cerca de 800m, onde se busca o menor tempo – 150 pontos

Enduro – O Enduro é uma prova de resistência, em que são corridos 22km. Na metade da prova, ocorre a troca do piloto e uma checagem dos sistemas. Busca-se o menor tempo total – 300 pontos

Economia – No final do Enduro são feitos os cálculos através da pesagem do combustível para avaliar qual foi a eficiência do Fórmula – 100 pontos

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